Presidente do CRC-MA participa de reunião no CFC

O presidente do CRC-MA, Antonio das Graças Ferreira, participou junto os presidentes dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade da reunião convocada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), para alinhamento das diretrizes estratégicas de trabalho para 2017.

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, ao fazer a abertura da reunião disse que “o Sistema CFC/CRCs cresceu muito nos últimos anos e que a profissão ganhou visibilidade pelo trabalho que é realizado em prol da classe”.

Durante dois dias, os presidentes debateram temáticas de interesse da classe, destaque para o Planejamento estratégico – renovação 2018, Governança e Gestão de risco que serão incorporados no Sistema CFC/CRCs, como ferramenta de controle, com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços.

Segundo a Instrução Normativa Conjunta n.° 1 MP/CGU, de 10/5/2016, “Gestão de riscos é o processo para identificar, avaliar, administrar e controlar potenciais eventos ou situações, para fornecer razoável certeza quanto ao alcance dos objetivos da organização”.

De acordo com a mesma instrução, “Governança Corporativa é a combinação de processos e estruturas implantadas pela alta administração para informar, dirigir, administrar e monitorar as atividades da organização, com o intuito de alcançar os seus objetivos”.

Em 2016, foi instituído, por meio da Portaria CFC n.° 237/16, o Comitê de Gestão de Riscos do Conselho Federal de Contabilidade, com o objetivo de aumentar a eficácia e eficiência no desempenho de atividades e a consequente redução de riscos nos processos.

Além disso, também foram constituídas pelas Portarias CFC n.os 235 e 234/2016, as comissões responsáveis para Gestão da Governança Corporativa do CFC e para elaboração do Código de Ética dos funcionários dos Conselhos de Contabilidade; este último, que está em audiência pública restrita para análise dos funcionários do Sistema CFC/CRCs, tem o propósito de padronizar as regras de conduta e comportamento dos funcionários, contribuindo para a transparência, lisura e integridade das funções desenvolvidas.

Planejamento Estratégico

Há dez anos, presidentes, conselheiros, diretores e coordenadores do CFC traçaram o  planejamento estratégico do Sistema CFC que criou um Sistema de Gestão da Qualidade no CFC e que vem promovendo a integração dos projetos do Plano de Trabalho com os Regionais.

O mapa estratégico do Sistema foi dividido em Recurso e Logística, Pessoas e Tecnologia, Processos, Público-Alvo e Resultados Institucionais. Desses itens foram criadas ações a serem executadas nesses 10 anos, como, por exemplo, fortalecer a imagem do Sistema CFC/CRCs e da profissão contábil perante a sociedade, firmar parcerias estratégicas e atuar como fator de proteção da sociedade.

O presidente Martonio disse, durante a reunião, que o Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs, iniciado em 2007, está em vigor até o final de 2017.