Câmara de Registro

CÂMARA DE REGISTRO 

A Vice-presidência de Registro é composta pela Câmara de Registro que tem por finalidade receber, analisar e julgar todos os pedidos de registro dos Técnicos em Contabilidade, Bacharéis em Ciências Contábeis e Organizações (ou empresas) Contábeis, assim como os pedidos de alterações, renovações, baixas, cancelamentos e recursos, com observância ao que determina as Resoluções CFC nº 1.389/12 e 1.390/12 do Conselho Federal de Contabilidade.

De acordo com o que preceitua o Decreto-Lei nº 9295/46 alterado pela Lei 12.249/10, somente poderão exercer a profissão contábil os profissionais regularmente registrados.

  • RECADASTRAMENTO PROFISSIONAL

    Atendendo ao disposto na Resolução CFC nº 1.404/12, este Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão realizou o recadastramento, via internet, dos profissionais da Contabilidade com registro ativo no CRCMA. 

    O recadastramento é obrigatório a todos os profissionais da Contabilidade e se realizou, em âmbito nacional, de 1º de outubro de 2012 até 31 de março de 2013. Caso não tenha atualizado seu cadastro neste período poderá fazê-lo acessando o link do Sistema Eletrônico de Recadastramento.

    Com os seus dados atualizados você receberá informações do sistema CFC/CRCs sobre eventos de capacitação; newsletter sobre notícias de interesse da classe contábil; correspondências impressas e a Revista do CRCMA; boletins eletrônicos e muito mais!

    Recadastramento Profissional

  • ALVARÁ

    A Resolução CFC nº 1.390/12, dispõe sobre o registro cadastral das organizações contábeis que exploram serviços contábeis e destaca:

    Art. 7º - “Concedido o Registro Cadastral da Organização Contábil, o Conselho Regional de Contabilidade expedirá o respectivo Alvará de Organização Contábil.

    Art. 8º - O Alvará de Organização Contábil terá validade até 31 de março do ano seguinte à sua expedição, devendo ser renovado, anualmente, até a referida data, desde que a respectiva Organização Contábil e seu titular ou sócios e responsáveis técnicos estejam regulares para com o CRC.

    § 1º - Se o titular ou qualquer dos sócios da Organização Contábil possuir Registro Provisório ou se for estrangeiro com visto temporário, a vigência do Alvará de Organização Contábil será limitada ao prazo de validade do respectivo Registro Profissional.

    § 2º - O CRC disponibilizará às Organizações Contábeis a opção de obter o Alvará de Organização Contábil pela internet, condicionado à sua regularidade no CRC.

    Clique aqui para consulta e emissão de alvará.

  • EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

    De acordo com a Resolução CFC nº 1.109/07, o Exame de Qualificação Técnica será aplicado uma vez em cada ano, no mês de junho, em data e hora a serem definidas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

    Informações no site www.cfc.org.br.

COMPOSIÇÃO:

  • CONSELHEIROS EFETIVOS

    Manoel Omar de Oliveira

    Geofrey Aldryn Ferro Castro

    Paraguaçu Santos Veras Filho

  • CONSELHEIROS SUPLENTES

    Lieberte Nogueira Câmara

    Fernando José Leite Oliveira

    Simone Cristina Oliveira do Nascimento

CONSULTA AO CADASTRO NACIONAL

EXAME DE SUFICIÊNCIA


 

 DOCUMENTOS PERTINENTES AO REGISTRO: