O Conselho Regional de Contabilidade

O Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão foi criado através do Decreto-Lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946 e tem como função precípua a fiscalização do exercício profissional, além de estabelecer normas e princípios a serem seguidos por todos os profissionais da contabilidade. Os mesmos constituem-se pessoas jurídicas de direito privado que, por delegação, prestam serviços públicos.

Subordinado ao Conselho Federal de Contabilidade, com as finalidades de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil. No Brasil temos atualmente CRC’s, com sede nas capitais dos Estados da Federação.

Dentre as atribuições, destacam-se as seguintes:

·         Efetuar o registro dos contabilistas e cadastrar as sociedades e as firmas individuais que tenham como objetivo, a exploração de serviços contábeis;

·         Fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações;

·         Cobrar as anuidades, taxas e multas fixadas pelo CFC;

·          Funcionar como Tribunal Regional de Ética Profissional.

Vídeo História da Contabilidade: